Pesquisar este blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gênese

Como contar uma história...

A idéia do projeto sobre a história da cidade de Paraisópolis é coisa antiga... Há pelo menos uns dois anos venho tentando viabilizar e mobilizar os alunos para que o Trabalho de Graduação do Curso Técnico de Informática fosse um projeto multimídia que explorasse a história da cidade e seu povo. Em outras oportunidades não houve o engajamento que eu esperava dos alunos, embora alguns tenham demonstrado forte interesse no assunto.

O material sobre a história da cidade disponível na internet é superficial e, na maior parte, repetitivo. Poucas imagens, em geral mais recentes, completam a dificuldade de quem deseja se aprofundar no conhecimento sobre a história da cidade.


Além do mais, obras de referência sobre a cidade são poucas e relativamente desatualizadas; o principal livro escrito sobre a cidade foi "Paraisópolis de Ontem e Hoje", de João Lopes de Paiva, em 1982 (quase 30 anos atrás!). Consegui reunir material escrito, recorrendo a amigos que me forneceram trabalhos escolares, aos alunos que me abasteceram com inúmeras fotos, mas estamos ainda na gênese de nosso projeto, pois há muito o que se fazer, organizar e descobrir.

Acredito que com o esforço do grupo, atingiremos o objetivo de criar um projeto interessante, rico e abrangente, e principalmente, com isso homenagear aqueles que nos ensinaram a amar essa cidade (no meu caso, meus avós, Benedito Lopes Palma e Erotides Pereira Palma).

Como uma prévia, algumas fotos:


(o prédio do Fórum e Cadeia Pública, onde atualmente se encontra a fonte da Praça Cel. José Vieira)

(vista da Rua São José: à direita o Mercado Municipal, tendo ao fundo a Igreja do Rosário, que situava-se onde atualmente é a Praça do Centenário e o Cemitério Antigo)

(Estação Ferroviária, atual Museu, em 1914)

Nenhum comentário: