Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

Período Colonial

Desde o descobrimento do Brasil, a região do Sul de Minas passou por várias denominações e esteve subordinado à diferentes centros de poder: iniciou pertencendo à Capitania de São Vicente, que deu origem à Capitania do Rio de Janeiro. À essa época, aqui eram os “Sertões dos Cataguases”, local inóspito e temido pelos poucos viajantes que se aventuravam nos rincões profundos da terra recém-descoberta.


Desde o século XVI, expedições de bandeirantes desbravaram o território das Minas, descobrindo ouro e outras riquezas. No início do século XVIII, para ter mais controle sobre o ouro que estava sendo descoberto na região das Minas dos Cataguases, e foi criada a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, desmembrada da Capitania do Rio de Janeiro.

Mapa das Capitanias do Brasil em 1707

Após a revolta de Vila Rica (1720), a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada, originando a Capitania de São Paulo e a Capitania de Minas Gerais, com sede em Vila Rica, atual Ouro Preto.

Mapa das Capitanias do Brasil, em 1789


As Minas eram gerais

Minas Gerais era o Sertão dos Cataguases, um sertão cobiçado, pesquisado e mapeado pelas várias bandeiras que variam essa região vasculhando suas serras, navegando seus rios, revolvendo suas terras em busca das suas incalculáveis riquezas. Desbravada e demarcada pelas bandeiras que buscavam ouro e muitas outras que vinham para cá para guerrear e escravizar índios, sempre voltando para a sua origem, a região central de Minas permanecia inexplorada. A essa época, Minas passou de o Sertão dos Cataguases para Sertão das Minas dos Cataguases, Sertão das Minas do Ouro que chamam Gerais e, finalmente, Minas do Ouro.


Da Capitania de São Vicente à Capitania de Minas Gerais

Poucos anos após ser criada, em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Sousa, a Vila de São Vicente tornou-se capital da Capital e mesmo nome. Esse território estendia-se do litoral sul do que hoje é o Estado de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro. Mais tarde, a Capitania de São Vicente foi dividida em duas e a parte ao norte se tornou a Capitania do Rio de Janeiro, que englobava territórios de São Paulo, Minas Gerais, Góias, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Em 3 de novembro de 1709, como consequência da Guerra dos Emboabas (1707-1709), que demonstrara a fragilidade do controle da Coroa Portuguesa sobre a região das recém-descobertas minas de ouro (visto que o governador da capitania de São Vicente residia na capitania do Rio de Janeiro - esta separada daquela em 1567), a antiga capitania de São Vicente foi transformada em Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, separada da do Rio de Janeiro.


O primeiro governador da nova Capitania, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, pacificador do conflito, estabeleceu as primeiras vilas: Vila Rica (atual Ouro Preto) e a Vila de Nossa Senhora de Sabará (atual Sabará). Posteriormente, a região foi dividia em três Comarcas: Ouro Preto (com sede em Vila Rica); Rio das Velhas (com sede em Sabará); e Rio das Mortes (com sede em São João del-Rei).



("Mapa da Capitania de Minas Geraes, com a deviza de suas comarcas", concluído em 1778, trabalho de José Joaquim da Rocha)

(Carta do Termo de Villa Rica, 1766)


(Mapa da Comarca do Sabará / Levantado por Bernardo Jozé da Gama - Na sequência do nome do autor contém a seguinte informação: "Em cumprimento da Régia Provizão do Desembargo do Paço de 25 de Agosto de 1813, seguindo a divizão ultimamente ordenada pelo Alv. de 17 de Maio de 1815. Vão os pontos de latitude segundo observação do Jezuita Padre Capacy". - A margem inferior do mapa encontra-se aparada ocultando parcialmente uma possível autoria, podendo no entanto ler-se "B.R. Baker Lithg. The writing by J. Netherclift". - Contém legenda.)


(Parte do mapa de José Joaquim da Rocha, de 1778, destacando a Comarca do Rio das Mortes, que corresponde ao atual Sul de Minas)


A partir de cerca de 1725 serão descobertos na região diamantes, consolidando a capitania como a principal economia da colônia à época, suplantando a da Região Nordeste do Brasil. Pela ação desbravadora dos bandeirantes a nova capitania passou a contar com um vasto território, que abrangia os sertões de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, para o sul, e de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso para oeste (ver Mapa das Capitanias, de 1707).

Como consequência da Revolta de Vila Rica (1720), além do adiamento da instalação da Casa de Fundição, materializou-se a autonomia administrativa das Minas, uma vez que, em 12 de setembro desse ano, D. João V desmembrou-a, instituindo a Capitania das Minas Gerais e a Capitania de São Paulo.


(Planta Geral da Capitania de Minas Gerais)


(Mapa da Capitania de São Paulo - legenda no mapa)

Na primeira foi então criada mais uma Comarca: Serro do Frio (com sede em Vila do Príncipe, atual Serro). O primeiro governador da nova capitania das Minas Gerais, D. Lourenço de Almeida tomou posse a 18 de agosto de 1721 na vila do Carmo. Uma de suas primeiras providências foi a instalação da sede do governo em Vila Rica.



(Mapa da Comarca do Serro do Frio, José Joaquim da Rocha)


Posteriormente, em 1748, no contexto da demarcação dos limites entre a América Portuguesa e a Espanhola, as regiões de Mato Grosso e Goiás foram desmembradas da de São Paulo, sendo criadas duas capitanias autônomas: a capitania de Mato Grosso, com sede em Vila Bela da Santíssima Trindade e a de Goiás, com capital em Vila Boa de Goiás.


A partir de 1772, a Coroa Portuguesa assumiu integralmente a produção diamantífera nas Minas Gerais, criando uma empresa para tal fim, a Real Extração dos Diamantes.




Um comentário:

Licínio Filho disse...

Olá Ricardo,
estava na internet procurando alguns mapas de Minas colonial e cheguei até seu blog.
Parabéns pelo trabalho.
Aproveito para convidálo a visitar o blog que matenho com amigos sobre a cidade de Pitangui, a "Sétima Vila do Ouro".
Lá também trabalhamos com o resgate da memória da cidade, segue o link abaixo:
http://daquidepitangui.blogspot.com/
Aguardamos sua visita,
Abraço.