Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os Bandeirantes

Ao travarem os primeiros contatos com os indígenas do litoral brasileiro, os portugueses tiveram a cobiça despertada por “pedras brilhantes e amarelas” encontradas com os nativos.

 (Travessia do Rio Paraíba)
 
Sabedores do valor da riqueza mineral que poderia estar escondida atrás das verdejantes serras, assim que se estabeleciam, os colonizadores tratavam de organizar expedições de reconhecimento do território e de exploração. Era a corrida do ouro...
 
A Corte Portuguesa tentava intimidar os exploradores não-oficiais, para que não perdesse o controle e o direito sobre as riquezas a serem descobertas. Mas histórias contadas por nativos capturados e por corajosos exploradores solitários, sobre o amarelo faiscante do leito dos rios e das serras recobertas de preciosidades, foram mais fortes do que a Coroa.
 
Assim nasceram as “Bandeiras”, incursões ao interior inexplorado, em geral organizadas pelos paulistas sediados na Vila de São Paulo de Piratininga, ou nas nascentes vilas do Vale do Paraíba.
 (Batalha entre bandeirantes e índios)
 
Começava o tempo dos heróis e vilões: eram os “Plantadores de Cidades” desbravando e conquistando o interior do Brasil, à custa do massacre e escravização dos nativos.

(Terras da Serra da Mantiqueira)

Nenhum comentário: