Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Fundador

Francisco Vieira Carneiro e Maria Joaquina da Silva

Francisco Vieira Carneiro nasceu por volta de 1768, em Pouso Alto. Era filho do capitão Antonio Vieira Carneiro e Inácia Maria da Silva. Casou-se com Maria Joaquina da Silva, filha de Joaquim Fernandes de Freitas e Maria Leme da Silva, em 01/07/1797, em Resende.

No verbete sobre Paraisópolis, Waldemar Barbosa, em seu "Dicionário Histórico-Geográfico de Minas Gerais", cita o guarda-mor Francisco Vieira Carneiro:

"PARAISÓPOLIS - José Alves de Lima e sua família foram os primeiros moradores do local que, durante algum tempo, foi conhecido por 'Campo do Lima'. Foi o mesmo José Alves de Lima que, por volta de 1826, doou o patrimônio para a futura capela de São José. O verdadeiro fundador da povoação, entretanto, foi o guarda-mor Francisco Vieira Carneiro, a cujos esforços se deve a construção da capela, logo após a doação do patrimônio. Na tarefa da construção da capela, foi ele auxiliado por José Bernardes Rangel, João Antônio Pereira, Bibiano Teixeira Pinto, Zacarias Pereira Lima, Francisco José Uchoa, Manuel Garcia Guedes e Carlos Joaquim Pereira Guerra. Francisco Vieira Carneiro devia ser homem de influência, pois, logo após a construção da capela, dedicada a S. José, D. Pedro I assinava o alvará de 22 de outubro de 1827, aprovando e confirmando a ere-ção da capela; o referido alvará acha-se registrado no Livro I de Tombo da paróquia de Pouso Alegre".

Além do filho Francisco Vieira da Silva, também são conhecidas, ao certo, duas filhas do casal:
i) Josefa Maria da Silva, casada com seu primo Francisco Fernandes da Silva, filho de João Fernandes da Silva e Francisca Maria de Siqueira.
ii) Mariana Teresa de Jesus, casada com Joaquim Gomes dos Santos, filho de José Gomes dos Santos e Maria Joaquina.

Há alguns outros prováveis filhos, mas sem confirmação documental.

O guarda-mor Francisco Vieira Carneiro foi um dos fundadores de Paraisópolis-MG, possuindo terras na região de Cristina a Paraisópolis (MG). Estava vivo por volta de 1839, mas faleceu antes de 1854.

2 comentários:

ADHEMARFILHO disse...

Ricardo, gostaria de saber seu interesse no Guarda Mor Francisco v. Carneiro. Estou pela metade de sua genelogia através de seu filho o Ten. Francisco Vieira da Silva. Voce tem algum parentesco conosco? Ou seu interesse é só Paraisópolis?

Ricardo disse...

Bom dia, Adhemar:

Meu interesse é na história de Paraisópolis, mas no que eu puder ser útil, estou à disposição.

Abraços