Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os Primeiros Anos (1826 - 1850)

O local outrora conhecido como Campo do Lima ganhou, durante esse segundo quartel do século XIX, outras denominações: o vento que aqui sempre soprou batizou-o inicialmente de São José da Ventania; em 1831, graças às saúvas que proliferavam por essas terras, foi chamada de São José das Formigas.

Administrativamente submissa à Vila de Pouso Alegre, respondia à Diocese de São Paulo nas questões religiosas, o que evidenciava a disputa, ainda mal resolvida, de divisas entre as Províncias de Minas Gerais e São Paulo.

No pequeno povoado, de ruas de terra e casas de taipa, iniciava-se o comércio com outras localidades, graças à abertura das estradas que ligavam as duas províncias.

O Guarda Mor Carneiro exercia o poder político, e a cada ano novos habitantes chegavam. Estabelecimentos comerciais, fazendas, escravos, animais de criação, pequenas casas e extensões de terras cultivadas compunham a paisagem, como acontecia em outros lugares do Brasil em seus primeiros anos de Império independente.

(Detalhe da capa provisória do livro "Paraisópolis de Ontem e Hoje", de João Lopes de Paiva, que acabou sendo substituída pela capa com a imagem da Pensão Machado)

2 comentários:

CRESCER disse...

Esse blog é maravilhoso, ele enriquece nossa cidade, parabens pela iniciativa..

Ricardo disse...

Obrigado, Cristiane...